Como falar de política no ambiente de trabalho

Como falar de política no ambiente de trabalho

Estamos em ano eleitoral e as polêmicas no campo político tem dividido os debates e a população em geral. Há quem diga, por exemplo, que política não se discute, principalmente no trabalho. Será mesmo?

Antes mesmo de adentrarmos ainda mais nessa discussão, vale fazermos uma breve contextualização etimológica.

 A palavra política vem do grego politiké, derivação de polis, que representa aquilo que é público. Sendo assim, originalmente, política não quer dizer sistema de governo, presidente ou partidos políticos, e sim, muito mais, o modo como acontece a organização pública ou as atividades que atingem diretamente a sociedade.

Dito isso, vale ressaltarmos que o ambiente de trabalho é um espaço onde pessoas exercitam diariamente os seus direitos e deveres de cidadãos, logo, é propício para se trabalhar causas nobres como a conscientização política e o exercício da cidadania.

Agora que entendemos mais sobre o termo “política” e a sua importância, trouxemos ainda alguns cuidados que precisamos ter ao falar sobre  o assunto no ambiente de trabalho.

Alguns cuidados ao tratar do assunto nas organizações

O primeiro cuidado é não perder a empatia e o respeito. Nessas horas, não é legal desrespeitar as preferências individuais de cada um e, muito menos, menosprezar quem pensa diferente de você. Até porque a liberdade de expressão tem previsão constitucional e é enquadrada como um direito fundamental.

Cuidado ao querer “impor verdades”. A troca de ideias precisa ser feita de forma honesta e de modo que ambos os pontos de vista possam ser engrandecidos, afinal, não se trata de uma competição, em que “um precisa ganhar e o outro perder”.

Também é preciso se atentar para que qualquer interação social não se torne um debate político. Antes de abordar o assunto ou até mesmo dar a sua opinião, pense se o momento realmente é oportuno ou necessário.

Leia Também  Paraná Competitivo: Conheça os Benefícios para Empresários e Empreendedores

É preciso ainda se policiar para que a opinião pessoal de um colaborador ou gestor, mesmo sendo ele o proprietário, não se confunda com o posicionamento oficial da organização.

Também vale ressaltar a importância do combate à desinformação. As chamadas fake news, ou notícias falsas, provocam o ódio, a aversão e/ou o desprezo e são extremamente prejudiciais à democracia.

Por fim, em casos mais extremos, em que o diálogo saudável não seja possível, não tente argumentar de forma contrária e busque encerrar o assunto o mais rápido possível.

Compartilhar esse Post
Veja Também...

Fale Conosco

Posts Relacionados