Ninguém espera ficar doente, ser roubado ou se envolver em um acidente de trânsito. E, quando coisas do tipo acontecem, como fica a questão financeira? É para isso que os seguros existem. Eles dão suporte em momentos de imprevistos, trazendo mais tranquilidade e segurança às pessoas. Mas, antes de contratar um seguro, é preciso ficar atento aos detalhes para garantir a certeza de que está contratando a opção mais adequada às suas necessidades. Por isso, confira as dicas que preparamos para você:
Busque um seguro que se adeque às suas necessidades
Como já dissemos, contratar um seguro é investir na prevenção de riscos. Portanto, é preciso ter consciência do que se quer proteger.
Muitas pessoas contratam apólices (documento emitido pela seguradora) sem verificar se os benefícios se adequam às suas necessidades, adicionando serviços aleatoriamente e, consequentemente, gastando mais.
Por isso, estude o que você de fato precisa e planos que entregam aquilo que você procura.
Conheça seguradoras e escolha a com o melhor custo benefício
Agora que você sabe o que quer proteger, é preciso encontrar uma seguradora que tenha expertise no tipo de riscos que a sua operação apresenta. E como fazemos isso? Pesquisando!
Pesquise sobre a empresa, os serviços que ela oferece, os preços, os benefícios; o que as pessoas estão dizendo sobre a agilidade, a qualidade no atendimento, a assistência prestada em casos de ocorrência e a disponibilidade nos canais de comunicação. Páginas de defesa do consumidor, redes sociais e buscadores podem te ajudar com isso.
Muitas pessoas buscam também um corretor, que é um profissional habilitado para esclarecer dúvidas e intermediar a relação com a seguradora. Um conselho é verificar se o profissional tem registro na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão que regulamenta as atividades no país, e se tem uma boa avaliação no mercado.
Estude o contrato e compare-o com as suas necessidades
Como todo contrato, é imprescindível ler minuciosamente antes de assinar. Faça isso quantas vezes forem necessárias. Se preciso, peça mais tempo ao corretor ou à seguradora para que você estude as cláusulas da apólice.
Atente-se, principalmente, para as condições para o recebimento de indenizações e as cláusulas excludentes, que precisam ser analisadas com cautela.
É importante também avaliar se os serviços considerados essenciais para a sua realidade constam no contrato. Isso evitará surpresas desagradáveis no futuro.
Verifique possibilidades de descontos e se o valor caberá no seu orçamento
Desconto é bom e todo mundo ama. Quando for contratar o seu seguro, avalie os descontos que a seguradora oferece. Em algumas empresas são comuns descontos baseados em fatores como: bom histórico do condutor, se em caso de seguro de veículo; os equipamentos de segurança instalados no imóvel, se em caso de seguro residencial; e, em quaisquer casos, se o cliente mantém um relacionamento de longo prazo.
Ah, vale lembrar que de nada adianta escolher a opção mais barata se o que você precisa não estiver incluso, muito menos investir em um serviço que não cobrirá o que você precisará depois ou que não resolverá o seu problema com agilidade.
Regra de ouro: consulte um especialista
Uma recomendação acima de todas as recomendações é consultar um especialista no assunto. Nosso time de Seguros e Resseguros é formado por profissionais que possuem profundo conhecimento deste mercado, representando Companhias Seguradoras, bem como Segurados e demais partes existentes nos contratos de seguro e resseguro.
Prestamos serviços de assessoria, orientação e aconselhamento nas fases de Análise, Contratação e Utilização de Seguros, bem como na elaboração de pareceres frente às normativas emitidas pela SUSEP.
Entre em contato e saiba mais.